Imposto De Renda 2021

Contribuinte: inicie já a preparação para a entrega do imposto de renda

 

 

A Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) começa no próximo mês. E o contribuinte já pode iniciar a preparação para o cumprimento dessa obrigação para evitar a correria e a falta de algum documento ou informação no momento do envio da declaração.

 

O ideal é revisar os documentos que foram guardados ao longo do ano, tais como:

  • Recibos de pagamentos feitos a médicos, dentistas e a outros profissionais da saúde
  • Notas fiscais de hospitais, clínicas e consultórios;
  • Documentos de compra e venda de bens, como veículos e imóveis;
  • Comprovantes de pagamento das escolas, da creche, da faculdade, das pós-graduação, dentre outros.

 

Também é importante observar as comunicações feitas por bancos, corretoras de ações e outras instituições financeiras, que devem disponibilizar os Informes de Rendimentos Financeiros. Esses dados também serão necessários para a declaração do imposto de renda.

 

E para aqueles que estiverem obrigados a entregar a declaração também devem buscar os seguintes informes de rendimentos, de acordo com os seguintes grupos:

 

I – Empregado: Informe de Rendimentos com salário, 13º salário e retenções de INSS e Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), além de prêmios, indenizações e outras remunerações.

 

II – Empresário: Informe de Rendimentos com o pró-labore e a distribuição de lucro.

 

III – Cooperado: Informe de Rendimentos com a produção e as retenções de INSS e de IRRF.

 

IV – Aposentados e pensionistas (INSS e entidades privadas): Informe de Rendimentos com aposentadorias, pensões e benefícios.

 

Até o dia 26 de fevereiro, esses documentos serão enviados aos cidadãos ou estarão disponíveis nos sites das empresas.

 

Além desses dados, também devem ser inseridos na DIRPF outros gastos, tais como:

  • Contrato de planos de saúde (denominação social e CNPJ) e a relação dos dependentes (nome completo, CPF e data de nascimento) com os valores pagos devidamente individualizados;
  • Valor do desconto de pensão alimentícia com indicação do beneficiário; previdência complementar, além de outras remunerações e despesas.

 

E nossa equipe já está preparada para assessorar nossos clientes, enviando lembretes, orientando que inicia esse processo de ‘separar e organizar’ os documentos”

 

Converse com seu contador sobre a declaração pré-preenchida. Ela trará rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais, facilitando o processo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *