Doacoes De Ir

Imposto de Renda: saiba como destinar parte dele em São Leopoldo

Quem deseja apoiar as entidades de São Leopoldo que cuidam de crianças e adolescentes não precisa esperar o prazo de declaração do Imposto de Renda. O contribuinte tem duas opções para doação. A primeira é por meio de depósito da conta do Fundo Municipal da Criança (FMDC) e outro é via Imposto de Renda. Neste caso, são feitas na ficha Doações Diretamente na Declaração ECA, do Resumo da Declaração, em nome do Fundo escolhido (nacional, estadual ou municipal) e pagas mediante DARF, automaticamente elaborado. O valor disponível para doação é indicado ao contribuinte na própria ficha onde a doação é registrada. O cidadão pode escolher o Fundo destinatário, mas não pode escolher a Organização da Sociedade Civil (OSC) destinatária da sua doação.

O leopoldense tem a possibilidade de optar pelo repasse feito através do Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (FMDCA). Os recursos são destinados exclusivamente para execução de políticas sociais dentro da cidade. “A vantagem que este dinheiro é aplicado no município e a pessoa ou empresa que contribui com parte do seu Imposto de Renda pode acompanhar diretamente o destina da sua aplicação. Além disto, contribuirá responsavelmente com a melhoria das condições de vida das nossas crianças e adolescentes”, explica a gestão do Fundo, Márcia Berté.

A pessoa física que declara imposto pelo modelo completo pode destinar até 6% do seu Imposto devido ao Fundo e as empresas podem destinará até 1%. É possível doar até 3% do imposto devido, apurado na própria declaração, observando também o limite global de 6% que poderia ter sido doado no ano-base.

Confira os valores arrecadados nos últimos quatro anos:

ANO RS
2013 476.715,46
2014 446.346,43
2015 425.938,77
2016 40.070,00

Fonte: Comdedica

COMO DOAR?
Interessados podem efetuar o depósito em conta bancária e encaminhar o comprovante da transação por e-mail ou entregar na Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES).

As contas são:
Fundo da Criança e do Adolescente
CNPJ: 19.099.288/0001-21
Banco: Banrisul
Agência 0410
Conta Corrente: 04.209333.0-4

Banco: Banco do Brasil
Agência: 0185-6
Conta Corrente: 63.758-0

Dados necessários do doador:
Nome Completo | CPF/CNPJ | Fone | OSC a que se destinada a doação

Após a confirmação do crédito na conta bancária, é feito o recibo de doação pela Gestora do Fundo e posteriormente assinado pelo presidente do Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdedica) e deverá ser retirado junto à Secretaria. O comprovante servirá de informação para o IR ao doador e a Declaração de Benefícios Fiscais (DBF) para o Fundo.

Organizações cadastradas:
Associação Mantenedora Pandorga
Instituto Lenon Joel pela Paz
Associação Vida Nova
AMMEP – Associação Meninos e Meninas de Progresso
IEDE – Instituto Educacional Espírita
Associação Arte Cultural Isaura Maia
ALDEF – Associação de Deficientes Físicos
Grupos SOS Criança
Apramor
Proame
Casa Aberta
Auxiliadora
Associação Vovó Maria
APAE
Centro Medianeira
Círculo Operário Leopoldense (COL)
Instituto Humanista Fraternidade Ccei Talitha Kum
Grupo SOS Criança
Juadi – Escola de Educação Infantil
Comdedica – Capacitação
Secretaria de Desenvolvimento Social

Fonte: Jornal VS

 

 

http://acistsl.com.br/portal/noticias/imposto-de-renda-saiba-como-doar-parte-dele-em-sao-leopoldo/