São Leopoldo_Bandeira Laranja

São Leopoldo tem bandeira laranja até 5 de outubro

 

Conforme publicação no portal https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/, São Leopoldo passa a atuar com bandeira laranja  a partir de amanhã, 29 de setembro, até o dia 5 de outubro.

O município integra a Região 7 do mapa de distanciamento controlado, que se encontra em um dos dois cenários: 1- Média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou 2- Alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus.

Bandeiras e protocolos – Conforme o grau de risco, cada região recebe uma bandeira nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta. O monitoramento é semanal e a divulgação preliminar ocorre na sexta-feira. Quando a nova bandeira for de risco menor, a classificação passa a valer às 0h de sábado. Já para as demais regiões, incluindo aquelas que apresentaram recursos, haverá nova divulgação na segunda-feira, com vigência a partir de terça-feira. Os protocolos obrigatórios devem ser respeitados em todas as bandeiras.

 

Como o risco é calculado – Cada região é avaliada por meio de 11 indicadores consolidados em dois grandes grupos com pesos iguais na definição final:

  • propagação (velocidade do avanço, estágio da evolução e incidência de novos casos sobre a população);
  • capacidade de atendimento (capacidade de atendimento e mudança da capacidade de atendimento).

Conforme o grau de risco calculado com pesos diferenciados para cada indicador, as regiões recebem uma cor de bandeira.

De modo simplificado, as cores têm as seguintes indicações:

  • AMARELA – risco baixo. A região se encontra com alta capacidade do sistema de saúde e baixa propagação da doença.
  • LARANJA – risco médio. Significa que a região está com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus.
  • VERMELHA – risco alto. A região se encontra em um dos dois cenários: baixa capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus ou média/alta capacidade do sistema de saúde, porém alta propagação do vírus.
  • PRETA – risco altíssimo. Região se encontra com baixa capacidade do sistema de saúde e alta propagação do vírus.