Empresa Saudável (1)

Sua empresa está saudável financeiramente?

 

Para evitar problemas e manter a saúde financeira da empresa, é importante que você, empreendedor, fique atento a alguns indicadores que podem ajudá-lo a tomar decisões estratégicas, identificar, prevenir e solucionar problemas que podem causar possíveis prejuízos.

Margem de contribuição: é o valor que sobra da receita obtida com a venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor dos custos e despesas variáveis: fornecedores, matéria-prima, pessoal de produção, dentre outros.

Resultado operacional: é o lucro obtido depois de deduzir a receita líquida de vendas, o custo de mercadoria vendida, despesas de pessoal, despesas administrativas, financeiras e outras despesas operacionais. É esse índice que vai mostrar a real situação da empresa, uma vez que representa o lucro gerado pelas operações da empresa, desconsiderando juros e impostos.

Fluxo de caixa livre: é o saldo de caixa que está livre em um negócio, ou seja, o dinheiro livre depois de realizado todos os pagamentos obrigatórios para o funcionamento da empresa.

Custo dos produtos vendidos: é um cálculo usado para mensurar as despesas diretamente associadas ao processo de produção e/ou distribuição do produto.

Esse mostrador é fundamental para que a empresa possa fazer a precificação de um produto ou serviço, ou até mesmo para avaliar estratégias de venda, alteração de fornecedores e aperfeiçoamento das vendas. O cálculo é feito somando o valor do estoque inicial (EI) ao valor de compras (C) e ainda subtraindo o valor do estoque final (EF).

Assim, além do faturamento total da empresa, ou saber o rendimento após o pagamento de tributos e outras despesas, o valor investido em compras de materiais também é um indicador importante para verificar se o barco está conseguindo se manter navegando bem.

 

Se você precisa de mais informações sobre como realizar corretamente a gestão financeira da empresa, contate um profissional contábil.